De onde vem o pé de atleta?

Perguntado por: Prof. Liesel Fleischer B.Eng. | Última atualização: 29 de abril de 2021

Classificação por estrelas: 4,6/5 (classificações de 25 estrelas)

O pé de atleta é quase sempre causado por fungos filamentosos. E entre esses dermatófitos, o fungo filamentoso Trichophyton rubrum é a causa do pé de atleta em cerca de 75% dos casos. Pessoas com diabetes mellitus, distúrbios circulatórios, doenças metabólicas ou sistema imunológico enfraquecido são particularmente propensas a desenvolver pé de atleta.

Como surge o pé de atleta?

O desenvolvimento do pé de atleta pode ser favorecido por diversos fatores. Isso inclui, por exemplo, sapatos apertados ou mal ventilados, que oferecem aos fungos um clima ideal. Mas a pele dolorida ou um sistema imunológico geralmente enfraquecido também podem promover infecções fúngicas.

Como me livrar do pé de atleta?

Se o pé de atleta continuar voltando após o desaparecimento de uma infecção, é uma boa ideia aplicar um creme ou spray antifúngico de amplo espectro nos pés uma ou duas vezes por semana como medida preventiva. «Trata-se de um medicamento que atua contra vários patógenos», explica Babilas.

O pé de atleta pode se espalhar para outras partes do corpo?

Para quais partes do corpo o pé de atleta pode se espalhar. Engana-se quem pensa que o pé de atleta para nos pés. Embora a infecção geralmente comece nos espaços entre os dedos e nas solas dos pés, ela também pode se espalhar para outras partes do corpo se não for tratada.

Quão ruim pode ficar o pé de atleta?

O pé de atleta não tratado pode abrir caminho para uma infecção grave com bactérias ou vírus que entram no corpo através da pele doente ou pequenas rachaduras. Inflamações cutâneas graves, como erisipela (erisipela), geralmente são o resultado de pé de atleta não tratado.

Pé de atleta – como se desenvolve e como VOCÊ o trata!

37 perguntas relacionadas encontradas

O que o pé de atleta faz na pele?

No pé de atleta (tinea pedis), patógenos fúngicos atacam a pele dos pés e levam a uma infecção. Manifesta-se principalmente por coceira e descamação da pele. O pé de atleta é a infecção fúngica da pele humana mais comum – mas ninguém gosta de falar sobre isso.

Qual remédio caseiro ajuda contra o pé de atleta?

Fermento em pó, ou seja, bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio), ajuda aqui se você borrifar nos pés ou entre os dedos doentes todos os dias. O bicarbonato de sódio tem um efeito de secagem. Mel contra a inflamação: O mel é um remédio caseiro popular em muitos casos – incluindo o pé de atleta.

Quanto tempo leva para o pé de atleta desaparecer?

A duração recomendada do tratamento depende da área da pele afetada. Se for pé de atleta, é cerca de três semanas. Se, por outro lado, as mãos, o corpo ou certas dobras cutâneas forem afetadas, duas semanas geralmente são suficientes.

Qual é o melhor remédio para o pé de atleta?

Os comprimidos que podem ser usados ​​para o pé de atleta geralmente contêm os princípios ativos itraconazol ou terbinafina. O itraconazol é geralmente tomado uma vez ao dia durante quatro semanas (dose: 100 mg). A terbinafina é normalmente utilizada uma vez por dia durante duas semanas (dose: 250 mg).

Como evitar o pé de atleta?

prevenir o pé de atleta

  1. Onde muitas pessoas andam descalças, é necessário extremo cuidado: sapatos de banho são úteis em banhos públicos e saunas. …
  2. Mantenha sempre os pés e os espaços entre os dedos secos. …
  3. Troque as toalhas regularmente. …
  4. Use sapatos bem ajustados e confortáveis.

Todo mundo tem pé de atleta?

O risco de infecção varia de pessoa para pessoa. Em geral, o número de casos aumenta com a idade: «A partir dos 50 anos, cada segunda pessoa tem pé de atleta», diz o dermatologista de Tübingen Schaller. Na segunda metade da vida, a pele fica mais seca e rachada, para que o fungo possa penetrar melhor.

Por quanto tempo o pé de atleta é contagioso?

Até que o pé de atleta esteja curado, não se deve andar descalço pelo apartamento e limpar bem o chuveiro. Se você passou creme nos pés/unhas com creme de cogumelo, não é mais contagioso.

O pé de atleta pode desaparecer sozinho?

Pé de atleta apenas com um sistema imunológico fraco

Se o pé de atleta não for tratado, pode se tornar crônico. Ocasionalmente, porém, acontece que o pé de atleta não tratado desaparece por conta própria.

Como é o pé de atleta?

Coceira ou queimação entre os dedos ou nas solas dos pés. Pele branca e chorosa entre os dedos. Pele escamosa ou pequenos rasgos (fissuras) nos pés ou entre os dedos.

O que ajuda rapidamente contra fungos nas unhas dos pés?

O vinagre de maçã é frequentemente recomendado como remédio caseiro para fungos nas unhas. Como alternativa, umedeça um cotonete ou bola de algodão com vinagre e esfregue-o na unha afetada. Em vez de vinagre, a essência de vinagre às vezes é usada contra fungos nas unhas. Este é um vinagre com alto teor de ácido.

Qual escalda-pés para pé de atleta?

Para fazer isso, uma tigela é enchida com água quente e outra com água fria e são adicionados aditivos que os patógenos fúngicos não gostam, como vinagre de maçã e sal. Por pelo menos uma semana, os pés são tratados com um escalda-pés de dez minutos ou banho de contraste pela manhã e à noite.

Por que a pele do pé descasca?

Se a pele entre os dedos coçar, ficar vermelha e descascar, o diagnóstico geralmente é claro: pé de atleta. Quase um terço dos alemães ocasionalmente sofre desses sintomas. O risco de infecção é particularmente alto no verão, quando os pés ficam especialmente suados.

Quanto tempo o pé de atleta sobrevive no solo?

O gatilho para fungos nas unhas geralmente é o fungo Trichophyton, cujos esporos são transmitidos de pessoa para pessoa. Os esporos podem permanecer contagiosos por várias semanas em pisos, estrados de camas e tapetes de banheiro.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *