Perguntado por: Heide Greiner | Última atualização: 16 de março de 2021
Classificação por estrelas: 4,1/5 (classificações de 44 estrelas)
No entanto, os mais importantes são o imposto sobre o rendimento, o imposto sobre o rendimento das sociedades e o IVA. … Existem impostos diretos, como o imposto de renda, e impostos indiretos, como o imposto sobre valor agregado. Alguns desses impostos são cobrados diretamente na fonte e, portanto, também são chamados de impostos retidos na fonte.
O que está sujeito a retenção na fonte?
Os rendimentos dos trabalhadores estrangeiros estão sujeitos a retenção na fonte. Por outro lado, os estrangeiros residentes na Suíça e titulares de uma autorização de residência permanente (autorização C) declaram seus rendimentos e bens com a declaração de impostos normal.
Qual imposto é referido como imposto retido na fonte?
Um imposto retido na fonte é, por exemplo, o imposto sobre salários e o imposto sobre ganhos de capital. Se o contribuinte for liquidado pelo imposto de renda, a repartição de finanças compensa o imposto retido na fonte já pago com o imposto de renda a pagar.
Quando deve ser pago o imposto retido na fonte?
De um modo geral, o imposto retido na fonte é um imposto sobre ganhos de capital, como juros ou dividendos, que os investidores estrangeiros devem pagar ao país de origem. … O imposto retido na fonte também se aplica se um investidor alemão tiver investido em um fundo que contenha ações estrangeiras.
Como é calculado o imposto retido na fonte?
Nestes casos, o local de origem é geralmente o banco, pelo que este paga a última retenção na fonte à repartição de finanças e depois compensa-a com o contribuinte. Essa liquidação ocorre no final de um ano fiscal na forma de uma visão geral do total dos impostos retidos na fonte pagos.
O que é retenção na fonte e quem deve pagá-la? Entenda os impostos!
38 perguntas relacionadas encontradas
Onde devo pagar o imposto retido na fonte?
Como empregador, onde devo registar a retenção na fonte? O empregador deve inscrever-se na repartição fiscal cantonal do local de residência do trabalhador estrangeiro. Exemplo: Empresa no cantão de Berna, funcionários no cantão de Solothurn – liquidam o imposto retido na fonte através do cantão de Solothurn.
O imposto retido na fonte é maior do que o imposto normal?
Não, isso não está correto. A retenção na fonte é sempre a mesma no cantão (dentro do cantão não há diferença se você mora no município X ou Y) e a porcentagem é geralmente menor do que com a tributação normal. É sempre relacionado ao salário bruto.
Quanto devo pagar de imposto retido na fonte?
Na Alemanha, uma taxa fixa de retenção na fonte de 25% é cobrada sobre dividendos e juros desde 2009. Em princípio, o respectivo banco pode compensar o imposto retido na fonte estrangeiro com esse imposto. Abaixo você encontrará uma visão geral do crédito do imposto retido na fonte.
Quando deve ser pago o imposto retido na fonte?
O sistema de retenção na fonte foi introduzido em 1º de janeiro de 2009. Uma característica especial se aplica aos ganhos de capital de títulos que foram adquiridos até o final de 2008: você ainda pode vendê-los hoje sem impostos.
Qual é o imposto retido na fonte sobre as ações?
Os proprietários de ações americanas têm de pagar uma taxa fixa de 30% da distribuição como imposto retido na fonte ao Tesouro americano sobre pagamentos de dividendos. Mesmo antes do pagamento dos dividendos, os acionistas alemães podem solicitar uma redução do imposto retido na fonte nos Estados Unidos para 15%.
O que é imposto retido na fonte na Áustria?
O imposto retido na fonte nacional («imposto de renda») na Áustria é atualmente de 27,5% para receita de dividendos. No caso dos créditos de juros, não há retenção na fonte. … O imposto retido na fonte máximo credível de acordo com o DTA é de 15%.
O que é imposto retido na fonte na Alemanha?
Na legislação tributária estrangeira, os impostos retidos na fonte são todos os impostos cobrados diretamente sobre a renda pelo estado de origem de contribuintes não residentes como parte da responsabilidade fiscal limitada. Na Alemanha, uma taxa fixa de retenção na fonte de 25% é cobrada sobre dividendos e juros desde 2009.
Quem paga o imposto retido na fonte em Zurique?
A retenção na fonte é um imposto que não é pago pelo próprio contribuinte, mas é deduzido diretamente pelo empregador, organizador do evento, seguradora, etc. antes do pagamento do valor devido e entrega à comunidade.
As despesas de taxa fixa estão sujeitas a retenção na fonte?
As despesas fixas devem ser adicionadas ao salário bruto sujeito ao imposto retido na fonte, a menos que tenham sido aprovadas em um regulamento de despesas ou em um acordo de despesas com as autoridades fiscais do cantão de Berna.
Os abonos de família estão sujeitos a retenção na fonte?
Em novembro de 2017, um trabalhador solteiro casado sujeito a retenção na fonte sem imposto da igreja receberá abono de família retrospectivamente a partir de fevereiro de 2017 (10 meses). A taxa de imposto para CHF 4.230 é de 2,02% (de acordo com a tabela de impostos B1N/ano 2017).
Quem está sujeito à retenção na fonte em Aargau?
A retenção na fonte de Aargau se aplica a estrangeiros (residentes no cantão ou no exterior) que trabalham no cantão. A dedução do imposto retido na fonte pelo empregador substitui a liquidação ordinária.
Por quanto tempo o imposto retido na fonte pode ser recuperado?
De acordo com o Artigo 32 parágrafo 1 da Lei Federal de Imposto Retido na Fonte de 13 de outubro de 1965 (VStG), o direito ao reembolso do imposto retido na fonte expira se o pedido não for apresentado dentro de três anos a partir do final do ano civil em que o benefício tributável tornou-se devido.
A retenção na fonte é mais barata?
Funcionários estrangeiros pagam imposto retido na fonte na Suíça durante os primeiros anos. Os empregadores devem deduzir esse imposto de renda diretamente de seus salários. Isso geralmente é mais barato do que a tributação normal.
Como você paga impostos sobre ganhos de ações?
Mas: As mais-valias e os dividendos devem ser sempre tributados – nomeadamente com a retenção na fonte acrescida da Derrama de Solidariedade e, se for caso disso, com a Taxa da Igreja. Os investidores alemães costumam pagar impostos entre 26,38% e 27,99% sobre os lucros das ações e dividendos.