Saltar al contenido

O que causa o pneumotórax?

noviembre 25, 2022

Perguntado por: Marga Christ-Schlegel | Última atualização: 24 de junho de 2021

Classificação por estrelas: 4,6/5 (classificações de 17 estrelas)

Pneumotórax sintomático

  • enfisema bolhoso (uma inflação irreversível, ou seja, irreversível, dos alvéolos nos pulmões) como resultado do estreitamento crônico das vias aéreas (DPOC), que é frequentemente causado pelo tabagismo,
  • Fibrose cística. …
  • Asma,
  • Abscesso pulmonar,
  • fibrose pulmonar,

O que é um pneumotórax simplesmente explicado?

Pneumotórax descreve um acúmulo patológico de ar no tórax, mais precisamente entre a pleura interna (pleura visceralis) e a pleura externa (pleura parietalis), onde normalmente não deveria haver ar.

Um pneumotórax é uma ameaça à vida?

A lesão permite que o ar escape dos pulmões e se acumule entre os pulmões e a parede torácica. O ar do pneumotórax também pode vazar para a pele do tórax ou descer pela garganta. Muitos pacientes também apresentam sangue no espaço pleural (hemopneumotórax). Um pneumotórax de ambos os pulmões é muito perigoso.

O que acontece com um pneumotórax?

Isso é possível pela pressão negativa no chamado espaço pleural entre os pulmões e a parede torácica. No caso de um pneumotórax, o ar penetra neste espaço e a importante pressão negativa é perdida – o pulmão afetado colapsa como um balão.

Quanto tempo dura um pneumotórax?

Dependendo da gravidade da condição, leva de alguns dias a várias semanas para cicatrizar completamente. Como o tabagismo desempenha um papel importante no desenvolvimento de doenças pulmonares, não fumar e parar de fumar estão entre as estratégias modificáveis ​​mais importantes para prevenir o pneumotórax.

Pneumotórax: falta de ar e dor no peito? Perigo de vida em caso de colapso do pulmão! Causas, sintomas, terapia

27 perguntas relacionadas encontradas

Como um pneumotórax se torna perceptível?

Em um pneumotórax, o ar fica preso no peito (tórax) fora dos pulmões. Esse ar pressiona os pulmões e os impede de se expandir totalmente. Os sinais de um pneumotórax são dor torácica repentina e, muitas vezes, falta de ar.

Como é tratado um pneumotórax?

Pneumotórax: tratamento

Se o pulmão entrou em colapso, o tratamento de escolha geralmente é a drenagem pleural. O médico insere um tubo de drenagem de fora através do tórax até o espaço pleural. No caso de um pneumotórax, isso geralmente acontece pelo segundo espaço entre as costelas por cima (drenagem de Monaldi).

Como você pega um pneumotórax?

O pneumotórax traumático ocorre devido a uma lesão (trauma) no tórax. Qualquer ar penetra de fora através da parede torácica ferida e aberta entre as membranas pulmonares, resultando em um pneumotórax aberto.

Como ocorre um pneumotórax espontâneo?

Um pneumotórax espontâneo é causado por um rasgo no tecido pulmonar perto da pleura em um ponto onde os alvéolos dos pulmões estão dilatados de forma congênita ou adquirida. Um fator de risco conhecido é o tabagismo – cerca de 90% dos pacientes com pneumotórax são fumantes.

O que impede o colapso dos pulmões?

No entanto, aderências pré-existentes entre a pleura parietal (a pleura na parede torácica) e a pleura visceral (a pleura que cobre os pulmões) podem impedir o colapso total do pulmão.

O que significa quando você tem muito ar em seus pulmões?

A característica típica da DPOC é a chamada congestão de ar: como pessoa afetada, você pode sofrer de aperto no peito e ter a sensação de que não consegue respirar o suficiente. Devido ao estreitamento dos brônquios, você não consegue mais expirar completamente. Como resultado, muito ar permanece nos pulmões.

O pulmão pode romper?

Uma ruptura pulmonar refere-se a uma lesão no pulmão. Isso geralmente resulta em um pneumotórax, que permite que o ar entre no espaço pleural e restrinja a expansão de um ou de ambos os pulmões.

Como funciona uma drenagem torácica?

O tórax e a pleura (Pleura parietalis) são abertos através de um espaço intercostal (espaço intercostal) e um tubo é inserido. A pressão negativa pode ser criada usando gravidade ou sucção controlada para drenar ar e/ou fluido do espaço pleural.

O que é embolia pulmonar?

Em uma embolia pulmonar, uma artéria pulmonar é bloqueada – o sangue pobre em oxigênio não consegue mais passar do coração para os pulmões. Isso pode rapidamente se tornar uma ameaça à vida! É importante saber que os coágulos sanguíneos que causam embolia pulmonar podem se formar em qualquer parte do corpo.

Quando a água se acumula nos pulmões?

Na insuficiência cardíaca avançada, a água se acumula nos pulmões. Desenvolve-se congestão pulmonar, que pode se expandir para edema pulmonar agudo. A congestão pulmonar é causada por uma sobrecarga da circulação pulmonar. O sangue do coração esquerdo volta para os vasos pulmonares.

Por que oxigênio para pneumotórax?

Pneumotórax espontâneo primário

Cerca de 2% do volume do pneumotórax é reabsorvido espontaneamente por dia, com oxigenoterapia adicional regride quatro vezes mais rápido. Pacientes hospitalizados devem, portanto, receber oxigênio adicional (por exemplo, 4 l O2/min via cânula nasal) se forem tratados conservadoramente.

O que acontece quando o ar entra no espaço pleural?

A penetração de ar através da parede torácica, por exemplo, através de uma lesão, é chamada de pneumotórax externo. Em ambos os casos, a pressão negativa no espaço pleural diminui e o pulmão encolhe ou colapsa completamente. Isso também é conhecido como pulmão colapsado.

Como sei o que há de errado com meus pulmões?

Problemas nos pulmões também podem causar tosse com sangue (hemoptise), descoloração azulada da pele devido à falta de oxigênio no sangue (cianose) e dor no peito.