Perguntado por: Margarethe Döring | Última atualização: 30 de janeiro de 2021
Classificação por estrelas: 4,7/5 (classificações de 14 estrelas)
A aterosclerose (também conhecida como arteriosclerose) refere-se ao armazenamento patológico de ésteres de colesterol e outras gorduras na camada da parede interna dos vasos sanguíneos arteriais. A aterosclerose ocorre preferencialmente nas artérias coronárias, na ramificação da artéria carótida e nas grandes artérias da perna.
O que é arteriosclerose?
Arteriosclerose – depósitos contraem as veias. O termo técnico arteriosclerose descreve uma doença das artérias, popularmente conhecida como calcificação vascular. A doença progride lentamente e inicialmente não causa nenhum sintoma perceptível por anos.
Como a arteriosclerose se desenvolve simplesmente explicada?
Endurecimento das artérias: causas e fatores de risco
A aterosclerose ocorre como uma reação ao dano à camada interna da parede da artéria adjacente ao sangue. Esse dano pode ser causado por lesões mecânicas, toxinas bacterianas, vírus ou reações imunes.
Quais são os sintomas da aterosclerose?
Aterosclerose: sintomas
Se as artérias coronárias se estreitarem, há doença arterial coronariana. Os sintomas são causados pela redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Os pacientes sentem aperto no peito ou dor no lado esquerdo do peito (angina pectoris).
A arteriosclerose tem cura?
A «cura» da arteriosclerose é quase impossível, mas com um tratamento ideal – que absolutamente requer cooperação consistente do paciente – a progressão da doença geralmente pode ser evitada mesmo em um estágio avançado e a qualidade de vida e o tempo de vida podem ser melhorados.
Quem está por trás da Wikipédia? | MrWissen2go EXCLUSIVO
21 perguntas relacionadas encontradas
Quais alimentos são bons para endurecer as artérias?
Prevenção de Doenças Cardiovasculares: Esses alimentos limpam as artérias
- toranja. …
- Chá verde. …
- Grãos integrais, legumes e nozes. …
- Espinafre. …
- Óleos de cozinha saudáveis. …
- Salmão. …
- Acelga, alho e repolho. …
- tomates e frutas.
O que você pode fazer contra o endurecimento das artérias?
Alho – coisas que vale a pena saber sobre a planta medicinal O alho (Allium sativum) previne a arteriosclerose e ajuda a combater os níveis elevados de lípidos no sangue, como o colesterol. Leia mais sobre o alho! Castanha-da-índia – vale a pena conhecer a planta medicinal A castanha-da-índia ajuda na insuficiência venosa com sintomas como pernas pesadas e doloridas.
Como você sabe quando a artéria carótida está bloqueada?
Cegueira unilateral temporária, distúrbios sensoriais na face, braços ou pernas e distúrbios da fala podem indicar um estreitamento da artéria carótida (estenose carotídea). Os sintomas devem ser esclarecidos imediatamente por um médico.
A arteriosclerose pode regredir?
A aterosclerose é reversível. Um estudo mostra que a placa pode regredir em muitos pacientes.
Como você sabe quando suas veias estão entupidas?
sinais e reclamações
Inicialmente, a DAP não causa sintomas. Mais tarde, os músculos das pernas doem quando estão sob tensão, por exemplo, ao caminhar. A dor pode aparecer na panturrilha, coxa, nádega ou pé. Depende de onde os vasos estão entupidos.
Como a arteriosclerose se desenvolve?
O colesterol LDL que não é necessário para o corpo permanece na corrente sanguínea e se acumula lá. Se as paredes dos vasos sanguíneos forem danificadas por vários motivos, o colesterol pode ser depositado lá. Posteriormente, outras substâncias também podem se depositar ali, resultando no que é conhecido como formação de placas.
Como ocorre a vasoconstrição?
Na maioria dos casos, a causa da constrição vascular é a arteriosclerose, também conhecida como aterosclerose ou popularmente conhecida como “endurecimento das artérias”. Isso gradualmente leva ao estreitamento dos vasos sanguíneos (estenose) ou a um bloqueio completo devido à formação de coágulos sanguíneos na parede interna danificada.
A aterosclerose é uma doença?
No entanto, o estilo de vida das nações industrializadas favorece e muitas vezes acelera seu desenvolvimento prematuro, tornando a arteriosclerose uma doença típica da civilização. Os especialistas às vezes se referem a isso como aterosclerose para diferenciar a forma patológica do processo natural de envelhecimento.