Perguntado por: Sr. Hans-Jürgen Klein | Última atualização: 29 de junho de 2021
Classificação por estrelas: 4,7/5 (classificações de 60 estrelas)
Em química, a seletividade descreve o fenômeno de que, em uma reação de vários produtos de reação possíveis, um é preferencialmente formado.
Conteúdo
- 1 O que significa química seletiva?
- 2 O que é seletividade?
- 3 O que significa seletividade catalítica?
- 4 O que significa seletivo em medicina?
- 5 radical
- 6
45 perguntas relacionadas encontradas
- 6.1 Qual é o oposto de seletivo?
- 6.2 O que significa seletivo em biologia?
- 6.3 Onde os catalisadores aparecem na vida cotidiana e o que eles fazem?
- 6.4 O que faz um catalisador?
- 6.5 O que é catálise?
- 6.6 Por que é difícil obter seletividade geral com disjuntores?
- 6.7 Como a seletividade é alcançada em conexão com disjuntores de corrente residual?
- 6.8 O que se entende por lançamento?
- 6.9 Onde é encontrado um catalisador?
- 6.10 Quais são os catalisadores?
- 6.11 Quando os catalisadores são usados?
- 6.12 Como funciona a catálise?
- 6.13 O que as enzimas catalisam?
- 6.14 O que é um forno catalítico?
O que significa química seletiva?
Em química, a seletividade geralmente descreve o quão fortemente um processo procede em comparação com outros processos possíveis.
O que é seletividade?
Seletividade significa que, se houver uma falha em um circuito de dispositivos de proteção de sobrecorrente ou de corrente residual conectados em série, apenas o dispositivo imediatamente à frente da falha será desarmado. É uma função de proteção da grade.
O que significa seletividade catalítica?
A seletividade de um catalisador se expressa no fato de favorecer uma reação quando há mais de um reagente possível, e a especificidade de um catalisador significa sua capacidade de catalisar uma dada reação apenas para um substrato dependendo de sua estrutura.
O que significa seletivo em medicina?
Em farmacologia, a seletividade denota uma ligação limitada a algumas moléculas (seletividade de ligação) ou a indução de um ou mais efeitos de um espectro de ação (seletividade funcional).
radical
45 perguntas relacionadas encontradas
Qual é o oposto de seletivo?
Links para outras palavras: Forma base: seletiva. Antônimo de: não seletivo.
O que significa seletivo em biologia?
A permeabilidade seletiva (também permseletividade) é a propriedade, particularmente das membranas biológicas, de permitir apenas a passagem de certas moléculas. … seletivo = selecionar; chamado permeável = permeável). O termo é usado principalmente em biologia em conexão com a membrana celular.
Onde os catalisadores aparecem na vida cotidiana e o que eles fazem?
Quase todas as reações químicas vitais nos seres vivos são catalisadas (por exemplo, na fotossíntese, na respiração ou na produção de energia a partir dos alimentos). Os catalisadores usados são principalmente certas proteínas, as enzimas.
O que faz um catalisador?
Catalisador (de catálise – grego κατάλυσις katálysis, alemão ‘dissolução’ com um final latino) refere-se a uma substância em química que aumenta a velocidade de reação diminuindo a energia de ativação de uma reação química sem ser consumida no processo.
O que é catálise?
Catálise (grego κατάλυσις, katálysis – a resolução, abolição, revogação) é a mudança na taxa de reação de uma reação química através da participação de um catalisador.
Por que é difícil obter seletividade geral com disjuntores?
Seletividade com MCBs
No caso de um curto-circuito, a gradação das correntes nominais não pode garantir que os minidisjuntores desarmem seletivamente. Portanto, mesmo que existam vários disjuntores com um fator de 1,6 em sequência, não há garantia de que apenas o último disjuntor será desarmado.
Como a seletividade é alcançada em conexão com disjuntores de corrente residual?
A regra geral para garantir a seletividade total é baseada em duas condições que devem ser atendidas: o menor tempo de não trip do RCD a montante deve ser maior que o tempo máximo de trip admissível do RCD a jusante.
O que se entende por lançamento?
Um mecanismo de disparo livre é entendido como um mecanismo que garante que um fusível seja disparado ‘livremente’ ou desbloqueado e não possa ser influenciado de fora. Isso significa que o fusível também pode disparar se a alavanca ou o botão do interruptor estiver fixo na posição ON – por exemplo,
Onde é encontrado um catalisador?
Os catalisadores ocorrem na natureza de muitas maneiras diferentes. Nos seres vivos, quase todas as reações químicas vitais são catalisadas (por exemplo, na fotossíntese, na respiração ou na produção de energia a partir dos alimentos). Os catalisadores usados são principalmente certas proteínas, as enzimas.
Quais são os catalisadores?
Catalisadores são substâncias que diminuem a energia de ativação da reação, mas não alteram o equilíbrio químico e não são consumidos no processo. Eles também influenciam a seletividade do produto. Existem três tipos de catálise, catálise heterogênea, homogênea e enzimática.
Quando os catalisadores são usados?
Energia. O papel da catálise no setor de energia é diverso. No campo da proteção ambiental, os processos catalíticos são usados, por exemplo, para limpar gases de escapamento de carros, mas também gases de escapamento de usinas elétricas e outras instalações industriais.
Como funciona a catálise?
Forno autolimpante: catálise
O revestimento especial geralmente consiste em esmalte ou cerâmica, aos quais também são adicionados óxidos metálicos. Os óxidos metálicos atuam como catalisadores, quebrando as partículas de gordura em água e dióxido de carbono. Isso é chamado de catálise.
O que as enzimas catalisam?
As enzimas são proteínas de alto peso molecular que atuam como biocatalisadores em muitas reações metabólicas em organismos animais e vegetais. No entanto, uma enzima só pode catalisar uma das reações possíveis para o substrato (especificidade de ação). …
O que é um forno catalítico?
A catálise é um processo de conversão química ou um auxiliar de limpeza prático para fornos e fogões que requer um revestimento de superfície especial.