Saltar al contenido

Pé de atleta por quê?

febrero 26, 2023

Perguntado por: Liane Neubauer | Última atualização: 9 de maio de 2021

Classificação por estrelas: 4,2/5 (classificações de 49 estrelas)

Pé de atleta: causas e fatores de risco. O pé de atleta é geralmente causado por fungos filamentosos (dermatófitos), principalmente pela espécie Trichophytum rubrum. Isso também pode causar outros tipos de doenças fúngicas da pele, bem como fungos nas unhas.

Como surge o pé de atleta?

O desenvolvimento do pé de atleta pode ser favorecido por diversos fatores. Isso inclui, por exemplo, sapatos apertados ou mal ventilados, que oferecem aos fungos um clima ideal. Mas a pele dolorida ou um sistema imunológico geralmente enfraquecido também podem promover infecções fúngicas.

Quais fungos causam o pé de atleta?

Os fungos do fio, os chamados dermatófitos, são responsáveis ​​pelas infecções do pé de atleta. Esses fungos estão distribuídos em todo o mundo e podem sobreviver por muitos meses fora do corpo. O pé de atleta é causado principalmente pelo fungo filamentoso chamado Trichophyton rubrum, seguido por T. interdigitale (também T.

O que fazer com o pé de atleta

Os medicamentos comumente usados ​​são terbinafina, itraconazol, clotrimazol, miconazol e bifonazol. Estes são os chamados antifúngicos de amplo espectro que podem combater vários patógenos fúngicos. A terbinafina é usada externamente como creme, gel ou spray e internamente na forma de comprimidos.

Por que continuo tendo pé de atleta?

«Eles só se tornam um problema quando entram na pele através de pequenas rachaduras ou ferimentos e causam inflamação», diz Philipp Babilas, dermatologista do Regensburg Skin Center. O pé de atleta pode ser o resultado.

Pé de atleta – como se desenvolve e como VOCÊ o trata!

22 perguntas relacionadas encontradas

Não consegue se livrar do pé de atleta?

Se o pé de atleta continuar voltando após o desaparecimento de uma infecção, é uma boa ideia aplicar um creme ou spray antifúngico de amplo espectro nos pés uma ou duas vezes por semana como medida preventiva. «Trata-se de um medicamento que atua contra vários patógenos», explica Babilas.

Por que meu pé de atleta não desaparece?

Não deveria chegar tão longe: se o autotratamento não funcionar depois de duas semanas, você deve consultar um médico. Porque então pode ser que por trás dos sintomas não esteja um fungo, mas, por exemplo, uma alergia de contato ou uma doença inflamatória da pele.

Como tirar o pé de atleta de remédios caseiros?

Trate o pé de atleta com remédios caseiros:

Fermento em pó, ou seja, bicarbonato de sódio (bicarbonato de sódio), ajuda aqui se você borrifar nos pés ou entre os dedos doentes todos os dias. O bicarbonato de sódio tem um efeito de secagem. Mel contra a inflamação: O mel é um remédio caseiro popular em muitos casos – incluindo o pé de atleta.

Qual remédio funciona particularmente bem para o pé de atleta?

Os comprimidos que podem ser usados ​​para o pé de atleta geralmente contêm os princípios ativos itraconazol ou terbinafina. O itraconazol é geralmente tomado uma vez ao dia durante quatro semanas (dose: 100 mg). A terbinafina é normalmente utilizada uma vez por dia durante duas semanas (dose: 250 mg).

O pé de atleta pode ser perigoso?

O pé de atleta não tratado pode abrir caminho para uma infecção grave com bactérias ou vírus que entram no corpo através da pele doente ou pequenas rachaduras.

Todo mundo tem pé de atleta?

O risco de infecção varia de pessoa para pessoa. Em geral, o número de casos aumenta com a idade: «A partir dos 50 anos, cada segunda pessoa tem pé de atleta», diz o dermatologista de Tübingen Schaller. Na segunda metade da vida, a pele fica mais seca e rachada, para que o fungo penetre melhor.

Como é o pé de atleta?

Coceira ou queimação entre os dedos ou nas solas dos pés. Pele branca e chorosa entre os dedos. Pele escamosa ou pequenos rasgos (fissuras) nos pés ou entre os dedos. Vermelhidão entre os dedos.

O pé de atleta é um ser vivo?

Os fungos são criaturas semelhantes a plantas. Os médicos referem-se às doenças fúngicas humanas como «micose» ou «tinea». Dos cerca de 300.000 tipos de fungos conhecidos, apenas alguns infestam os seres humanos. 80% deles são membros da família fúngica dos «dermatófitos» (fungos filamentosos), principalmente os chamados «tricofitos».

Quanto tempo leva para o pé de atleta desaparecer?

A duração recomendada do tratamento depende da área da pele afetada. Se for pé de atleta, é cerca de três semanas. Se, por outro lado, as mãos, o corpo ou certas dobras cutâneas forem afetadas, duas semanas geralmente são suficientes.

O que ajuda com pé de atleta teimoso?

Externamente, os médicos usam os chamados antifúngicos que inibem o crescimento do fungo e o matam. Eles estão disponíveis como pomadas, sprays e pós. São utilizados os seguintes ingredientes ativos: terbinafina, itraconazol, clotrimazol e miconazol.

O pé de atleta pode desaparecer sozinho?

Pé de atleta apenas com um sistema imunológico fraco

Se o pé de atleta não for tratado, pode se tornar crônico. Ocasionalmente, porém, acontece que o pé de atleta não tratado desaparece por conta própria.

Quanto tempo o pé de atleta sobrevive no solo?

O gatilho para fungos nas unhas geralmente é o fungo Trichophyton, cujos esporos são transmitidos de pessoa para pessoa. Os esporos podem permanecer contagiosos por várias semanas em pisos, estrados de camas e tapetes de banheiro.

O que fazer se o fungo da pele não desaparecer?

A terapia sistêmica com um agente antifúngico tomado por via oral ou como injeção ou infusão pode ser necessária se: O tratamento externo não for bem-sucedido. camadas profundas da pele são afetadas. existe o risco do fungo se espalhar para o sangue (micose sistémica).

Você pode morrer de pé de atleta?

Muitas pessoas conhecem apenas os fungos como causadores de infecções superficiais como o pé de atleta. Mas os patógenos podem ser insidiosos: até 1,5 milhão de pessoas morrem todos os anos de infecções fúngicas.