Qual é a diferença entre um despachante de carga e uma transportadora?
Perguntado por: Franz Josef Runge | Última atualização: 21 de julho de 2021
Classificação por estrelas: 4,5/5 (classificações de 46 estrelas)
operadora. Um transportador, por outro lado, é alguém que assume a tarefa de realizar o transporte de mercadorias em caráter comercial. Ao contrário do despachante, que cuida do embarque da mercadoria, o transportador agora é obrigado a realizar o transporte de fato.
Conteúdo
- 1 Qual é a diferença entre um transportador e um despachante?
- 2 Quando o despachante é o transportador?
- 3 O que diz o contrato de transporte?
- 4 Um despachante é um empresário?
- 5 Transportador e despachante – a diferença simplesmente explicada!
- 6
32 perguntas relacionadas encontradas
- 6.1 Quem é um transitário de acordo com o HGB?
- 6.2 Quais são as obrigações gerais de um transitário?
- 6.3 O ADSp pode ser totalmente excluído do contrato de transporte?
- 6.4 O que diz o conhecimento de embarque?
- 6.5 O que diz um contrato de logística?
- 6.6 O que significa despachante de carga na auto-entrada?
- 6.7 Que tarefas um despachante pode assumir para o varejista?
- 6.8 Por quais danos a transportadora é responsável?
- 6.9 Um transitário também pode ser um transportador?
- 6.10 Quando existe um contrato de transporte?
- 6.11 Qual é a transportadora?
- 6.12 Quando a ADSp não se aplica aos contratos logísticos?
- 6.13 Quão alta é a responsabilidade de acordo com a ADSp?
- 6.14 Quando você é responsável de acordo com o HGB e quando de acordo com a ADSp?
Qual é a diferença entre um transportador e um despachante?
Enquanto o transportador é o próprio transportador, o despachante apenas organiza o transporte.
Quando o despachante é o transportador?
Em princípio, um despachante atua como um gerente de negócios terceirizado, que é obrigado apenas a providenciar o envio de mercadorias, ou seja, organizá-lo. Ao contrário do transportador, o transitário não é obrigado a efetuar ele próprio o transporte.
O que diz o contrato de transporte?
Um contrato de transporte de acordo com § 453 HGB é um contrato entre o remetente (cliente) e o agente de transporte. Além das disposições do HGB (§ 453 e seguintes do HGB), a base são as Condições Gerais Alemãs de Encaminhamento (ADSp).
Um despachante é um empresário?
O termo transitário vem da palavra italiana «Spedizione», que significa algo como embarque ou entrega. Transitário refere-se a um indivíduo ou empresa que se encarrega do transporte nacional e internacional de mercadorias.
Transportador e despachante – a diferença simplesmente explicada!
32 perguntas relacionadas encontradas
Quem é um transitário de acordo com o HGB?
Aquele que, no âmbito das disposições legais aplicáveis ao comércio transitário, organiza comercialmente a expedição de mercadorias por transportadores ou carregadores de navios de mar por conta de outrem (o remetente) em seu próprio nome (§ 453 HGB).
Quais são as obrigações gerais de um transitário?
Obrigações do Agente de Carga
O despachante deve despachar as mercadorias a serem transportadas com a diligência de um empresário prudente. No cumprimento de suas obrigações, deve zelar pelos interesses do remetente e seguir suas instruções. garantir reclamações por danos por parte do remetente.
O ADSp pode ser totalmente excluído do contrato de transporte?
De acordo com a Seção 9.3 ADSp, uma ordem para manter uma remessa à disposição de um terceiro não pode mais ser revogada uma vez que a decisão do terceiro tenha sido recebida pelo despachante.
O que diz o conhecimento de embarque?
O conhecimento de embarque serve como um portador de informações sobre a natureza e quantidade do frete para o remetente, transportador e destinatário.
O que diz um contrato de logística?
Entende-se por contrato logístico um contrato civil de tipo misto de direito comercial/direito dos transportes (em sentido lato), que engloba diversos serviços distintos.
O que significa despachante de carga na auto-entrada?
Trabalho independente do transitário: O transitário está autorizado a agir de forma independente de acordo com § 458 HGB. O trabalho por conta própria habilita o transitário a realizar um serviço de transporte com os seus próprios veículos, quer se trate de transporte de longa distância ou transporte local.
Que tarefas um despachante pode assumir para o varejista?
A principal tarefa é providenciar o envio das mercadorias e organizar o transporte do remetente ao destinatário. Os pré-requisitos para isso são que o despachante conheça os modos de transporte individuais e conheça as condições de transporte, não apenas no tráfego doméstico, mas também no exterior.
Por quais danos a transportadora é responsável?
(1) O despachante é responsável por danos causados pela perda ou dano das mercadorias sob sua responsabilidade. … Ele está isento desta responsabilidade se o dano não puder ser evitado por meio da diligência de um empresário prudente.
Um transitário também pode ser um transportador?
Qualquer pessoa que se descreva como despachante realiza pedidos de transporte principalmente com seus próprios veículos. Quem se descreve como despachante está mais preocupado em organizar o transporte.
Quando existe um contrato de transporte?
Um contrato de transporte é celebrado em uma empresa de transporte. Neste caso, o transitário compromete-se a assumir o despacho da carga mediante o pagamento de uma taxa.
Qual é a transportadora?
Definição: O que é «Carrier»? O contrato de frete obriga o transportador a transportar a carga por via terrestre, fluvial ou aérea e aí entregá-la ao destinatário.
Quando a ADSp não se aplica aos contratos logísticos?
De acordo com a secção 2.4 ADSp, as ADSp não se aplicam a contratos de transporte com consumidores e de acordo com a secção 2.3 ADSp não se aplicam a operações que impliquem exclusivamente trabalhos de embalagem, transporte ou armazenagem de mercadorias de mudanças, gruas ou trabalhos de montagem, pesados ou de grande porte capacidade de transporte com exceção de …
Quão alta é a responsabilidade de acordo com a ADSp?
24.3 A responsabilidade do transitário por outros danos que não sejam as mercadorias, com exceção de danos pessoais e danos materiais a mercadorias de terceiros, é limitada a EUR 35.000 por reclamação no caso de armazenamento por encomenda.
Quando você é responsável de acordo com o HGB e quando de acordo com a ADSp?
O transitário é responsável pelas mercadorias desde o momento em que as aceita até ao momento em que as entrega (artigo 17.º CMR, artigo 425.º HGB, artigo 22.º ADSp). … Se um transitário contratar assistentes para cumprir as suas funções, é responsável como um transportador por esses assistentes (§ 462 HGB).