Quando posso sublocar?

Perguntado por: Hans-Jürgen Heil B.Eng. | Última atualização: 1 de dezembro de 2021

Classificação por estrelas: 4,6/5 (classificações de 39 estrelas)

A sublocação é permitida se o inquilino principal tiver um interesse legítimo em fazê-lo. Uma licença ainda é necessária. No entanto, o senhorio deve então dar o seu consentimento para a sublocação. Se ele recusar, o inquilino tem um direito especial de rescisão.

Por quanto tempo posso sublocar meu apartamento?

Por quanto tempo a sublocação é permitida pode ser determinada contratualmente entre o proprietário e o inquilino. Se houver uma licença geral de sublocação, o inquilino pode alugar o apartamento para as pessoas de sua escolha pelo tempo que quiser, a seu critério.

Quando um senhorio pode proibir a sublocação?

O senhorio pode proibir a sublocação se não for razoável para ele; este é particularmente o caso se o apartamento estiver superlotado ou danificado pelo subinquilino. O senhorio pode tornar a licença dependente de um aumento razoável da renda.

O que você deve considerar ao sublocar?

Um contrato de sublocação deve conter os seguintes pontos:

  • nomes das partes contratantes,
  • Designação exata do apartamento (endereço, andar),
  • a renda a pagar e despesas acessórias, bem como o depósito,
  • Referência ao contrato de arrendamento principal, nomeadamente ao regulamento sobre reparações cosméticas,

A sublocação pode ser proibida?

O proprietário pode me proibir de sublocar meu apartamento ou quartos individuais nele? Não, ele geralmente não pode proibi-lo de fazê-lo. De acordo com a lei, você precisa do consentimento do proprietário para sublocar. … Caso contrário, o senhorio pode recusar a sublocação.

Posso sublocar meu apartamento? | Advogado Christian Solmecke

33 perguntas relacionadas encontradas

Que razões pode um senhorio usar para recusar o consentimento do inquilino à sublocação?

O senhorio pode recusar o consentimento para uma sublocação de acordo com o Art. 262 OU se o inquilino se recusar a informar o senhorio das condições da sublocação. se as condições do subarrendamento forem abusivas em comparação com as do arrendamento principal (subarrendamento significativamente maior)

O senhorio pode aumentar a renda em caso de subarrendamento?

O principal é que a renda comparativa local não seja excedida. Um inquilino discutiu com seu senhorio sobre se um aumento no aluguel era justificado se o senhorio concordasse com um subarrendamento. … É por isso que o proprietário também tem direito a um aumento de aluguel de acordo com a Seção 553 (2) do Código Civil Alemão.

O que posso pedir como sublocação?

Conclusão. Se pretender arrendar um espaço habitacional a um sublocatário em geral, deve pedir um máximo de 20% a mais na sublocação do que paga ao seu próprio senhorio. Idealmente, a base de cálculo é o espaço vital.

O que significa sublocação?

O subarrendamento caracteriza-se pelo facto de um sublocatário pagar a renda a um inquilino principal e, em troca, poder utilizar o seu apartamento ou partes do apartamento. Os apartamentos compartilhados (WGs) também são frequentemente organizados por meio de contratos de sublocação.

Quão alto pode ser o subarrendamento?

Se o senhorio permitir o subarrendamento, pode exigir uma parte dos rendimentos ao inquilino principal. O valor da sobretaxa é limitado: não pode exceder 25 por cento da sublocação.

A sublocação é motivo de rescisão?

A sublocação não autorizada pode significar rescisão sem aviso prévio. De acordo com a lei alemã de arrendamento, a sublocação sem autorização prévia é motivo suficiente para a rescisão sem aviso prévio.

Que direitos tenho como subinquilino?

O sublocatário tem o direito de usar o apartamento ou quarto de acordo com o contrato de sublocação e apenas ele ou o sublocatário ou o inquilino principal podem rescindir o contrato de sublocação. O proprietário principal só pode despejar o subproprietário se tiver um aviso de despejo sobre ele.

O que é um interesse legítimo na sublocação?

Já se pode presumir um interesse legítimo do inquilino na sublocação se tiver razões razoáveis ​​que tornem compreensível o seu desejo de arrendar parte do apartamento a terceiros.

Posso sublocar todo o meu apartamento?

Se pretender sublocar todo o seu apartamento, necessita do consentimento do seu senhorio. Informe qual pessoa deseja se mudar e, se necessário, apresente o contrato de sublocação com os detalhes da nova locação. É melhor obter o consentimento do seu senhorio por escrito.

Posso sublocar um quarto?

Conclusão. A sublocação é possível em princípio, mas sempre requer a permissão do proprietário. Isto também se aplica em caso de mudança de subinquilino. Se você sublocar um apartamento ou apenas um quarto sem permissão, corre o risco de rescisão (sem aviso prévio).

Quem deve pagar a sobretaxa de sublocação?

Os proprietários podem exigir uma sobretaxa de sublocação se a sublocação não for razoável para eles sem ela. A sobretaxa será adicionada ao aluguel do inquilino principal.

É permitida uma sobretaxa de sublocação?

De acordo com uma decisão do Tribunal Regional de Berlim de 7 de julho de 2016 (Az. 18 T 65/16), o locador pode tornar a licença de sublocação dependente do pagamento de um aumento de aluguel.

O que é sobretaxa de sublocação?

O termo sobretaxa de sublocação refere-se a um aumento do aluguel no caso de o inquilino querer sublocar o apartamento (ou estabelecimento comercial) a um terceiro, o sublocatário.

O senhorio pode recusar subinquilinos?

O senhorio pode recusar a sublocação

Em princípio, o senhorio pode rejeitar um ou todos os potenciais sublocatários e recusar o pedido do inquilino. No entanto, o direito especial de rescisão permite ao inquilino rescindir o contrato de arrendamento prematuramente com um período de pré-aviso de 3 meses.

Quem é responsável pelos sublocatários?

Em princípio, o inquilino é responsável pelo subinquilino – isso é regulamentado no § 540, parágrafo 2 BGB. Isso significa que o locador pode processar o inquilino por danos causados ​​pelo sublocatário.

O que acontece aos sublocatários se o inquilino principal for notificado?

Se o contrato de arrendamento principal entre o senhorio e o inquilino principal terminar, o senhorio tem uma reclamação direta de despejo do apartamento também contra o sublocatário, § 546 Pará. 2 BGB. Ele não pode e não tem que dar-lhe um aviso de rescisão! … Se o sublocatário não se mudar, deverá ajuizar ação de despejo.

Que direitos tenho como inquilino principal?

O inquilino principal tem a palavra no apartamento, mas ele sozinho assume o risco econômico. Ele deve garantir que o proprietário receba o aluguel em dia, transfira dinheiro para o fornecedor de energia, pague o depósito e seja responsável por reparos e danos cosméticos.

Que direitos tem um sublocatário sem contrato de arrendamento?

Se não houver contrato de aluguel, os regulamentos de acordo com § 542 BGB – § 546 a BGB se aplicam além do período de aviso prévio de 3 meses. A rescisão de uma renda de aluguel também deve ser feita por escrito no caso de um contrato verbal.

Você pode expulsar seu parceiro do apartamento compartilhado?

Não é legalmente possível que um parceiro seja expulso. Mesmo um parceiro disposto a se mudar não pode simplesmente deixar o apartamento alugado, ele continua sendo o inquilino e deve continuar pagando o aluguel e os custos acessórios.

Como calcular sublocação?

Nota sobre o cálculo: A área compartilhada (ou seja, o tamanho total menos a soma dos quartos) é dividida pelo número de quartos e alocada aos inquilinos. Às vezes, um quarto em um apartamento é particularmente agradável porque tem varanda, jardim de inverno, móveis melhores, etc.

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *